sexta-feira, 23 de abril de 2010

Governo Eletrônico e B2B(business-to-business)
Ana Paula da Silva¹
¹Estudante do curso de Sistemas de Informação,Universidade de Uberaba,Avenida Nenê Sabino, 1801,Campus Aeroporto-Uberaba,MG,Brasil.


Governo eletrônico nada mais é do que a promocão e incentivo da implantação das TIC nas empresas por parte da admininistração pública,ou seja,fazer com que sua utilização seja intensiva.Seu funcionamento procede da seguinte forma:a administração pública atua no ambiente externo atraves da troca de prestação de serviços e informações,podendo ser empresas,outros governos e a população.A informatização não trata-se especificamente informatizar essa administração,agilizar processos e ou aprimorar tarefas,mas fazer com que as leis sejam cumpridas.



Características:

  • Canais eletrônicos de comunicação
  • Foco no cliente
  • Processamento em tempo real
  • Ambiente sem papel
  • Processos automáticos
  • Integração linha de frente-retaguarda
  • Dependência da tecnologia da informação
  • A regulamentação das redes de informação
  • A prestação de contas públicas, transparência e
  • monitoramento de execução orçamentária
  • A alfabetização digital e manutenção de bibliotecas virtuais
  • O ensino a distância
  • A aquisição de bens e serviços por meio da internet,como licitações publica
  • O estímulo ao negocio principalmente para pequenas e médias empresas


Estágios do Governo Eletrônico


1º Estágio-Presença inicial

Estar presente na internet diponibilizando conteudos utéis  para usuarios finais e/ou cidadãos terem acesso aos mesmos.

2º Estágio-Presença intesiva e interação

Consolidar a presença na web aprimorando os conteudos para que estejam de acordo como os interesses da comunidade,focalizando também os canais com as agentes do governo para que a comunidade tenha conhecimento e participe dos processos de governança.

3º Estágio-Transações financeiras e serviços

Inicia-se a realização das transações online entre gorverno  e cidadãos(G2C),governo e empresas(G2C) ,e agentes do governo (G2G).

4ºEstágio-Integração vertical e horizontal

A integração  se torna altamente sofisticada,devido ao uso de recursos que antes eram limitados.Isto é, ocorre a desfronteiração de limites tradicionais entre empresas e governo e aumentam a integração com a sociedade que antes não tinham acesso a isto.

5º Estágio-Integração sem fronteiras

O governo interage as relações com cidadãos , empresas,agentes do governo,entre governos tambem pois não há mais limites nesta interação.



A implantação do modelo de análise envolve um conjunto de interações que admitem três dimensões:


G2G(government-to-government):transações entre governo e governo ocorrendo em um mesmo nivel de governo ,por exemplo entre entidades de diferentes poderes ou entre orgãos e entidades do poder executivo

G2C(government-to-consumer):transações que ocorrem entre governo e consumidor ,por exemplo declaração de imposto de renda e prestação de serviços.

G2B(Government to Business):transações que ocorrem entre governo e empresas,havendo cinco modelos básicos de sites eletrônicos:Agregadores,Hubs ou centros de negócios,Post and Browse ou negociação uma-a-uma,Leilões e Sistemas eletrônicos auto-executáveis .Iremos mostrar o conceito de um destes modelos que  são mais utilizados atualmente.

 -Leilões Eletrônicos ou Pregões:é o sistema que permite a oferta de produtos serviços em qualquer lugar do país.Surgiu devido a necessidade de obterem valores menores,tratam-se de empresas de menor porte como farmácias,hospitais,santa casas,redes de supermercados que se unem para  realizar comprar unificadamente ,e com proposito de adquirir preços menores para suas mercadorias,e assim sobreviver no mercado atual.Antes de efetuar a compra é feita uma cotação de preços para garantir que este é melhor negócio a ser feito ,considera-se também as condições de pagamento.Abaixo podemos exemplicar diversas areas em ques estes modelos se aplicam no Brasil.
  • Serviços Fazendários:Portal de gestão de dinheiro público ,no Paraná;
  • Compras e licitações:Sistema Gestor de compras(SÉC),no governo do Rio Grande do Sul; 
  • Saúde:hospital virtual da Unicamp; 
  • Segurança pública:GIS em Belo Horizonte e Recife; 
  • Integração de Agentes financeiros:Sistema de Pagamentos Brasileiro ampliado para instituições bancárias(SPB2);
  • Tribunais de Justiça:Identificação on-line de criminosos em Rondônia.


Relacionamentos do E-government


1.G2SIS-Governo prestando serviços ao indivíduo:são estabelecidas as formas e ou maneiras que serviço será prestado,e de que forma o individuo será beneficiado.Exemplo:fundo de garantia por tempo de serviço.

2.G2IP-Governo com os indivíduos como parte do processo político :é o relacionamento entre governo e indivíduo em um processo democrático,e durante o processo de regulamentação.Exemplo:votação on-line.

3.Governo com os negócios no portal de compras (G2BMKT) e diretamente com o cidadão (G2BC):é o relacionamento do governo com fornecedores,podendo ser estes pessoas físicas e jurídicas.

4. G2E-Governo com agentes públicos:relacionamento entre agencias do governamentais,seus empregados ou servidores,por exemplo através da intranet.

5.G2G-Governo com governo:relacionamento entre agências do governo,onde a colaboração especificamente em nivéis central e local.





 B2B






 É a associação que há entre empresas,especificando e melhor são as operações de compra e venda de informações ,produtos, e serviços através da internet,ou intranet(redes privadas partilhadas entre parceiros em negócio). Este tipo de comércio sendo uma area com tendência a crescer,sendo assim tais empresas podem atingir níveis altos de eficiência e através desse comércio que promove eficácia e eficiência para se e manter no mercado de forma mais econômica.E conseqüentemente  destacam-se três grupos principais:

Extranet: Promovem a interação das relações entre empresas ou e em uma determinada empresa e as demais que a mesma pretende ter relações ;

 Intranet: é a comunicação interna  e para com seus colaboradores entre colaboradores.Sendo esta rede restrita aos colaboradores de empresas ou grupos de empresas.O objetivo dessa comunicação é unir os colaboradores da empresa através destes portais;

Markeplaces:é intermediação que promove a união de varias organizações.Tendo como suporte a internet para negociação de produtos e serviços para facilitar a compra OnLine. 


Caracteristicas

  • Redução de custos operacionais
  • Ampliação a carteira de clientes e fornecedores
  • Aumento das receitas
  • Integração das empresas através da digitalização de processos
  • Compartilhamento de plataformas e mercados eletrônicos


De acordo com a crescente evolução das tecnolgias surgem com ela diversos modelos que controlam transações entre compradores e fornecedores:

B2B centrado na organização-Sell side(muitos-para-muitos):conhecido tambem como marketplace privados,ou seja,de um lado fica um vendedor e de outro lado muitos compradores,da forma exemplificada abaixo.











B2B centrado na organização-Buy-side (muitos-para um):conhecido tambem como e-procurement.É o inverso do modelo anterior,neste modelo pode haver varios vendedores para somente um comprador.abaixo podemos observar o exemplo deste modelo.




Bolsas(muitos-para-muitos):Muito conhecidos como marketplace públicos.Os marketplace horizontais são específicos para vários setores,já os marketplace verticais se enquadram somente a um unico setor.

Comércio colaborativo(c-comerce):Trata-se da colaboração de suprimentos e dentro de uma organização,objetivando integrar os seus processo de negócios a nível interno e externo,ou seja ,interagindo com clientes ,fornecedores e eventuais parceiros.









Fonte

Matheson,Lona.Modelos do comércio de B2B.Disponível em :<http://e-articles.info/t/i/32/l/pt/>.Acesso em :18 abril.2010.

GOVERNO Eletrônico.Observátorio do governo eletrônico.Disponível em:<http://egov.wikidot.com/>.Acesso em :18 abril.2010.

E-GOV Minas.Projeto Estruturador Governo Eletrônico.Disponível em<http://www.egov.mg.gov.br/Projeto_estruturador_Governo_Eletronico-21>.Acesso em :19 abril.2010.

MARIA MARTINS,José.A construçao do e-gov no Brasil.Disponível em:<http://www.buscalegis.ufsc.br/revistas/files/journals/2/articles/30772/public/30772-32926-1-PB.pdf>.Acesso em:21 abril.2010.

JOSE RUSHEL,Aírton;JOSE ROVER,Aires.Governo Eletrônico.Disponível em:<http://www.slideshare.net/aires.rover/governo-eletronico-introducao>.Acesso em:21 abril.2010.

AGRONEGOCIOS-E.Leilão Eletrônico.Disponível em<http://www.agronegocios-e.com.br/leilao/index.jsp>.Acesso em:22 abril 2010.

VERAS,Manoel.B2B Modelos de transação.Disponível:<http://sistemasdeinformacao10.blogspot.com/2009/02/b2b-modelos-de-transacao.html>.Acesso em:23 abril.2010.

O PORTAL da administração.Modelos de e-commerce.Disponível em:<http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/modelos-de-e-commerce/10458/>.Acesso em:23 abril.2010
 


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